sexta-feira, 21 de junho de 2019

Tipos de batons e texturas

Os tipos de batons se diferenciam em textura, embalagem, modo de uso e finalidade. Importante entender o que cada um faz para escolher a melhor opção.

Recapitulando, a idéia do batom já está na humanindade desde os sumérios (5000 AEC), esteve no Egito, na Grecia, Índia e China. Evolui com a humanidade e era usado por homens e mulheres, ricas e pobres.
Atualemnte é praticamente fundamental na bolsa das mulheres e graças a tecnologia além de nos deixar mais bonitas (os), estão disponíveis em diversos formatos, texturas e cores.

Abaixo vou explicar como podemos comprar os batons e quais texturas disponíveis.


Tipos de apresentação de batons


Batom em bala/ bastão: é o primeiro tipo de batom que eu tenho lembrança. Ele vem numa embalagem cilíndrica e em geral a gente gira o fundo e o batom sobe. 




Batom Líquido: atualmente é o tipo que eu mais uso. Ele vem em geral em um pote de plástico e a tampa possui um aplicador (a ponta tem uma esponjinha onde o batom líquido fica acumulado).



Batom em canetinha: o batom é exatamente isso, ele é bem líquido e você passa ele nos lábios com a pontinha de feltro. Eu tinha um e adorava.



Lip tint ou stains: é um batom bem aquoso, que "mancha" os lábios e dura muito mais tempo. Pode ser tipo de líquido ou peel off (depois de aplicar ele cria uma película e você remove puxando).


Batom de potinho (rsrs gente não sei o nome certo): quem lembra daqueles batons que a embalagem era um moranguinho? Então, esse. É mais fácil de usar, só passamos os dedos ou pincel e aplicamos na boca.


Roll-on: quem foi criança ou jovem na década de 90 irá lembrar do gloss com gostinho da Avon.
O roll-on é um tipo de batom líquido que tem um bolinha, que ao rolar distribui o produto na boca.


Batom em pó: é o lançamento do momento. O batom vem em formato pó, é aplicado com uma esponjinha ( como se você passasse o pincel na sombra) ou em formato bala onde o pó é prensado.
Esse da Clinique você encontre nesse link.

Adicionar legenda


Lip Balm: é um tipo de produto que é focado na hidratação e tratamento dos lábios. Alguns possui algum pigmento, mas em geral são apenas transparentes.


O próximo passo é escolher a textura que mais te agrada.


Textura


Cremoso

É o tipo mais popular. Em geral tem boa pigmentação e é confortável nos lábios. Possui um leve brilho mesmo se a cor não for cintilante e a fórmula é mais hidrantante. Geralmente são apresentados em formato bala.



Matte

É um tipo de formula que o efeito nos lábios fica mais seco, tem maior fixação do que o cremoso. As cores ficam mais vivas e opacas. Pode ser em bala ou líquido.




Gloss

Gloss é caracterizado por dar efeito molhado os lábios. Lembro que o primeiro tipo de gloss foi o da Avon (roll-on).





 

Satin

É um meio termo entre o cremoso e o matte, o que torna a textura mais agradável na minha opinião.
Cada textura tem suas vantagens e desvantagens. O cremoso não fica por muito tempo nos lábios, o matte.




Gel

O batom em gel pode ser considerado um meio termo entre o cremoso e o gloss. Ele é capaz de ser macio como o cremoso e com brilho quase de gloss. 


Agora que você já sabe os tipos de batom e texturas disponíveis no mercado fica mais fácil encotrar o que você se adpte melhor.
Claro, vai de tentativa e erro. É preciso conhecer os batons, de marcas diferentes para realmente formar sua opinião.

Você conhece algum outro tipo de batom que eu não mencionei?
Não deixe de comentar o seu preferido.





11 comentários:

  1. oi!
    Eu amo batom :D e não fico sem, o meu preferido são os Matte e este de moranguinho fez parte da minha infância ;)

    ResponderExcluir
  2. Hoje ha tanta opcao né? lembra daqueles que era verdes que vendi ano Paraguai? fsrsrrss

    ResponderExcluir
  3. Ja adorei esse post
    Se tem uma coisa que eu amo sao batons

    ResponderExcluir
  4. Esse batom canetinha é novo pra mim, nunca vi um. Esse dias conheci o em pó, fiquei maravilhada.

    ResponderExcluir
  5. nooossa eu usava muito aquele brilho da avon kkkkk. amavaa

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse POST. Tem o efeito vinil também, não sei híbrido de quais texturas mas é bem lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu fiquei na duvida se ele era msm um tipo diferente... acho q da pra acrescentar ne?

      Excluir
  7. Nossa tem infinitos batons hein rs.
    Já terei q usar alguns outros rs.
    Amei conhecer um pouquinho mais de cada um.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. São várias texturas não é mesmo? Eu adoro muito batons matte e também o gloss, quem não se lembra dos batons da avon né? Super antigos e era o maior sucesso na época.

    ResponderExcluir