O uso da toxina botulínica está cada dia mais presente no nosso dia a dia e inclusive é utilizado para fins mais amplos que apenas estéticos.
O início das pesquisas com a toxina botulínica foi em 1960 quando o oftalmologista americano Alan B. Scott procurava um tratamento não cirúrgico para o estrabismo.
Assim que sua pesquisa deu resultado o Dr. Scott percebeu que quando aplicada em músculos a substância causaria um relaxamento muscular temporário e que poderia ser utilizada para outras áreas da medicina.
Hoje em dia utiliza-se a toxina botulínica em tratamentos diversos: enxaquecas, bruxismos, hiperidrose entre outras terapias.
Vou conseguir falar um pouco mais sobre as substâncias que já usei ( Botox e Dysport, pois a dra Stephanny soube me explicar melhor e com mais detalhes.
Botox
A mais famosa marca de toxina botulínica do mundo, uma vez que, virou metonímia (quando uma marca vira nome de produto). Foi a marca que desenvolveu o uso da toxina para fins estéticos.
Possui uma molécula um pouco maior o que faz com você comece a perceber os resultados depois de uns 3 a 7 dias. O efeito do tratamento para rugas dura de 3 a 6 meses. Em mim durou quase 4 meses.
Botox tende a ser o produto indicado pelos médicos por sua maior concentração e poder de focalização resultarem mais efetivos no combate de rugas mais marcadas.
Cada frasco contém
- Toxina botulínica tipo A
- 0,5 mg de albumina humana
- 0,9 meq de cloreto de sódio
Dysport
Na minha segunda aplicação nós usamos o Dysport, meu músculo da glabela é muito forte (risos) e pela molécula da marca ser menor que a da concorrente Botox, acaba que o resultado é visto primeiro ( a partir de 48 horas). Além de uma unidade (medida das aplicações) conseguir atingir uma área maior.
Em relação à duração, não percebi diferenças.
O Dysport é mais utilizado para a redução das linhas de expressão, pois a sua menor concentração resulta em efeitos muito eficazes no tratamento das pequenas marcas, por exemplo, quando a aplicação ocorre na região dos olhos, como os pés de galinha.
A dra Stephanny alerta que o uso do Dysport precisa ser mais criterioso que o Botox, pois como a molécula tem mais facilidade em penetrar no músculo esse pode se espalhar de forma indesejada.
Também é preciso ter mais cuidado no pós apliação em relação a não abaixar a cabeça e não fazer exercicios.
Cada frasco contém:
- Toxina botulínica tipo A
- 2,5 nmg de lactose
- 0,125 nmg de albumina humana
- Padrão de medida Europeu
- Obs.: As unidades da Dysport são unidades Speywood e são especificas para preparação dela.
Prosigne
Cada frasco contém:
- Toxina botulínica tipo A
- 0,5 mg de gelatina
- 25 mg de dextrano
- 25 mg de sacarose.
Botulift
Cada frasco contém:
- Toxina botulínica tipo A
- 0,5 mg de albumina Humana
Botulim
Cada frasco contém:
- Toxina botulínica tipo A
- Excipientes: Cloreto de Sodio e albumina Humana
Xeomin
Cada frasco contém:
- Toxina botulínica tipo A (Isenta de Complexos Proteicos)
- Excipientes: Sacarose e albumina Humana
- Laboratório: Biolab
Contra indicações gerais do uso da Toxina Butolínica.
- Sensibilidade a Toxina Botulínica.
- Alergia a albumina, lactose ou outros componentes da fórmula.
- Estar usando antibióticos no dia da aplicação, especialmente os aminoglicosídeos, pois podem potencializar o efeito da toxina.
- Pessoas em uso contínuo de algumas medicações como bloqueadores de canais de cálcio (usados para tratamento de pressão alta), sulfato de magnésio (usado como laxante, etc.).
- Gravidez e amamentação.
- Doenças neuromusculares.
- Envelhecimento acentuado com flacidez excessiva.
É importante deixar claro que se você deseja utilizar a toxina precisa procurar um profissional capacitado e que seja habilitado para realizar essa intervenção.
Por mais seguro que seja a aplicação e os cuidados após a aplicação, sempre há chance de você ter alergia e não saber, da substância ir parar um milímetro fora do lugar, entre outras intercorrência que apenas esse profissional saberá resolver.
Espero que possa ter lhe ajudado a sanar mais dúvidas sobre o uso de Botox.
Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário